ACNE: MITOS E VERDADES
- Assessoria de Comunicação
- 23 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
A acne é uma doença inflamatória da pele que pode acometer indivíduos da infância até a idade adulta. Essas lesões quando não tratadas ou conduzidas de forma inadequada podem provocar cicatrizes inestéticas importantes.

A intensidade varia de poucas lesões a quadros graves, causando comumente constrangimento e dificuldade de relacionamento. Têm sido relatado casos de depressão e baixa estima resultante desse acometimento o que dificulta a socialização desses indivíduos.
Ao aparecimento das primeiras lesões é recomendado procurar o médico dermatologista para uma investigação das possíveis causas e instituição de um tratamento adequado.
Em alguns pacientes se identifica alterações hormonais ou sintomas como aparecimento de pêlos pelo corpo, queda de cabelo e irregularidade menstrual, sugestivas da Síndrome dos Ovários Policísticos.
O stress do dia a dia ou situações que comprometam a estabilidade emocional desses pacientes exercem um papel importante, muitas vezes agravando as lesões.
A utilização de cosméticos que aumentem a oleosidade da pele como maquiagem, condicionadores e cremes para pentear ou ainda óleos de massagem podem precipitar o aparecimento da acne.
A manipulação das lesões com as mãos, com o objetivo de eliminar os cravos, está contra- indicada, podendo piorar a inflamação e provocar cicatrizes. Bem como não é recomendada a utilização de formulações caseiras ou a automedicação.
A Dermatologia apresenta um amplo arsenal de tratamento para esses casos, sendo o tratamento médico mandatório. A escolha do medicamento ideal está na dependência da gravidade e da resistência a tratamentos anteriores.
Alimentos como o chocolate não mostraram até o momento ter um papel de piora sobre as lesões.
Muitas vezes o tratamento tópico com sabonetes, anti-inflamatórios, antibióticos e ceratolíticos é suficiente, em outros casos há a necessidade da administração de comprimidos. Portanto ao aparecimento das primeiras lesões procure um profissional habilitado para evitar as complicações.
Por Emerson Lima e Mariana Lima
Comments